Gestão de produção e Indústria 4.0

1 - Introdução

 Na presente secção relativa a gestão de produção e indústria 4.0 temos como objetivo apresentar os diferentes conceitos patentes à gestão de produção. De forma semelhante, apresentamos os conceitos da indústria 4.0 e de que forma a indústria farmacêutica encara os desafios, as consequências e as possíveis soluções e as respetivas razões da implementação da indústria 4.0. 

2 - Sistema de produção 

O sistema de produção consiste num conjunto de atividades e operações inter-relacionadas (Moreira, D. A. (1998). Produção e Operações) que transforma as entradas e saídas do sistema (Gonçalves, José Franco (2004); Sistemas Produtivos), isto é transforma os recursos de produção em bens econômicos de maior valor acrescentado, criando utilidades (Hitomi 1979). 

2.1 - Tipos de sistema de produção 

Os sistemas de produção (Moreira, D. A. (1998). Produção e Operações) classifica-se a nível tradicional em três categorias:

- Os sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha - inerente a produção em massa e a produção contínua;

- Os sistemas de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente) - a produção realiza-se por lotes;

- Os sistemas de produção para grandes projetos sem repetição - cada projeto é único.


2.2 - Mapa Conceptual 


Gráfico 2.1 - Sistemas de produção 

3 - Conceitos de gestão de produção

https://prezi.com/i/82oadijqgcl7/


4 - Indústria 4.0 na indústria farmacêutica



Gráfico 4.1 - Indústria 4.0 

A Indústria 4.0 possui um papel relevante na Indústria Farmacêutica, por exemplo na rastreabilidade de medicamentos. “As estruturas: que irão reposicionar o tratamento de “um comprimido” para “a experiência de um tratamento” são a Cloud computing, a Internet das Coisas, a Computação cognitiva – PLN , a Impressão 3D e o Big data – Capacidade de armazenar e processar dados em streaming.” (Nelson Pires).Atualmente a Daichi Sankio possui uma app que permite que o médico receba um retorno sobre a motorização de um tratamento de um medicamento anticoagulante. De forma também futurista, a Roche possui um anti-diabético utiliza experiência de gamificação ou até uma possível futura possibilidade do fabrico em casa imprimindo em 3D as “polypills” de vários medicamentos. 


4.1 - Razões de implementação 

O uso das ferramentas provenientes da revolução industrial 4.0 traz benefícios significativos para as empresas. Com a informação recolhida, as empresas podem tomar decisões estratégicas mais assertivas e conseguem fornecer aos clientes produtos mais aos seus gostos sem ter prejuízo. Além disso, a Indústria 4.0 permite melhorar o processo de produção não só pelo uso de estratégias para aumentar a produtividade, o lucro e a segurança como utilizando energias renováveis, que torna possível economizar energia e o custo da produção, e pela redução dos desperdícios, dos erros de programação e pela redução da mão de obra que também torna o processo de produção mais económico.

4.2 - Desafios e impactos

A Indústria Farmacêutica encontra-se com vários desafios (Blirando, Karl) no que toca à mudança para a Indústria 4.0, tanto a nível de produção, de tecnologia de informação e de gestão de recursos humanos.

A cibersegurança é um dos principais desafios da Indústria 4.0, uma vez que as empresas estão mais suscetíveis a ciberataques devido à automação, ao uso de máquinas inteligentes e ao tráfico e armazenamento de dados em redes e sistemas como a computação em nuvem.
A gestão de recursos humanos na Indústria 4.0 apresenta-se como algo com muito peso no desempenho de uma empresa. A desmotivação, a retenção de talento e as dificuldades em recrutar são os principais desafios nesta área. Apesar das empresas poderem recorrer à automação para a produção, elas precisam de recorrer ao conhecimento e à experiência dos trabalhadores em analisar, pesquisar e inovar de modo a desenvolver novos medicamentos e produtos para conseguirem manter a sua competitividade no mercado.
A mudança para Indústria 4.0 apresenta várias exigências no que toca à produção. O maior desafio com que as empresas se encontram é a adaptabilidade à nova realidade do mercado, uma vez que esta nova realidade não só exige que os produtos tenham de apresentar melhor qualidade como eles têm de ser mais sustentáveis e apresentem um preço de compra mais agradável ao cliente. Além disso, as empresas encontram-se com o desafio de integrar as informações recolhidas de forma a desenvolver produtos que vão de encontro às preferências dos clientes.

4.3 - Consequências

A indústria 4.0 não tem só coisas positivas, também tem coisas negativas, entre elas, o principal ponto negativo é a diminuição da mão de obra, isto é, as empresas/sistemas estão cada vez mais robotizados, o que leva a que a mão de obra humana já não seja tão necessária (Fundação Instituto Administração). Mas existem mais consequências, e são elas:

  • Mão de obra humana substituída por máquinas (desemprego);

  • Individualismo, comunicação instantânea através de meios tecnológicos;

  • Elevado custo na robotização, mas que acaba recuperado, devido à redução dos custos de produção;

  • Empresas mais propícias a ciberataques;

  • Inovações podem ser usadas para fins nobres, isto é, podem subjugar nações inteiras, acabando com o seu mercado interno;

  • Aumento da degradação do meio ambiente, devido ao elevado uso de aparelhos eletrônicos.

4.4 - Possíveis soluções

Em relação à cibersegurança (Blirando, Karl), uma empresa deve recorrer a softwares de proteção dos seus equipamentos e da sua rede e deve investir na educação dos seus funcionários para que todos eles tenham boas práticas de uso dos equipamentos para minimizar o risco de um ataque informático.

Quanto à gestão de recursos humanos, a equipa responsável por esta área da empresa deve investigar formas de manter os funcionários empenhados e felizes no exercício das suas funções, investindo também na formação e desenvolvimento pessoal dos seus funcionários e na valorização e evolução das carreiras dos seus funcionários.

Em resposta ao desafio da produção, as empresas devem investigar formas de melhorar a recolha e análise de informação recolhida de forma a conseguir desenvolver os seus produtos de forma mais rápida e eficaz e melhorada, reduzindo o tempo e o custo de produção. Para além disso, as empresas devem investir no uso de energias e matérias-primas mais amigas do ambiente para a produção dos seus produtos, porque a sustentabilidade está tornar-se um fator diferenciador em termos comerciais e também as políticas ambientais assim o exigem.

5 - Conclusão

Nesta secção foi percetível que os conceitos essenciais à gestão de produção e industria 4.0 estão bastante presentes na industria farmacêutica. Existem varias razões apelativas para a implementação do conceito da industria 4.0 na industria farmacêutica, e de forma paralela encontram-se significativos desafios. Contudo, existe ainda uma vasta lista de consequências mas também, felizmente, existem soluções. Assim, a industria farmacêutica encontra-se numa constante adaptação, tanto a nível de gestão ao implementar os conceitos de gestão de produção, como a implementar  novas tecnologias de forma a tornar a industria mais eficaz e evoluída fazendo jus à revolução industrial 4.0.

Para organizarmos esta secção utilizamos o seguinte jamboard para o planeamento, avaliação de grupo e pessoal: 

ttps://jamboard.google.com/d/1jOJoFxNE_KkKsaSo5Ov1vyylxEYt1uhShbKrevKx3R4/edit?usp=sharing 

Os conteúdos presentes estão também na seguinte apresentação: 

Prezi: https://prezi.com/view/Rrm2qpudU7FlYtcvyXB3/

6 - Bibliografia

Moreira, D. A. (1998). Produção e Operações. São Paulo: Pioneira. Acedido a 23 de maio de 2021 em: https://www.academia.edu/download/48650704/Administracao_da_Producao_e__Operacoes.pdf 

Gonçalves, José Franco (2004); Sistemas Produtivos. Acedido a 24 maio de 2021.

Hitomi (1979). Acedido a 24 maio 2021 em: https://books.google.pt/books?id=dlMPEAAAQBAJ&pg=PA58&lpg=PA58&dq=hitomi+(1979)&source=bl&ots=I1P5AYsiri&sig=ACfU3U1aRUNIT30NvDL6kL516UVsI0JBlw&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjrxZqbk-LwAhVDx4UKHc6dBpIQ6AEwEnoECAcQAw#v=onepage&q=hitomi%20(1979)&f=false 

Nelson Pires (2020). "Afinal precisamos da industria farmacêutica?". Acedido a 8 de junho 2021 em https://www.jaba-recordati.pt/noticias/afinal-precisamos-da-industria-farmaceutica. 

Hermann, Mario; Pentek, Tobias; Otto, Boris; Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios; 2016

Blirando, Karl, Pharma 4.0: expected benefits & challenges. Acedido a 8 de junho 2021.

Fundação Instituto de Administração. Acedido a 10 de junho de 2021 em: https://fia.com.br/blog/industria-4-0/ 

A quarta revolução industrial(2021). Acedido a 10 de junho de 2021 em: https://administradores.com.br/artigos/a-quarta-revolu%C3%A7%C3%A3o-industrial-1 


Comentários

  1. mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares