Empresa como sistema
Empresa vista como um sistema
Um sistema define-se como sendo um conjunto constituído por elementos interligados, designados por subsistemas, de modo a formar um todo. Cada subsistema possui a sua função que interligado com os demais formam um todo com um único objetivo. Uma empresa pode ser vista, normalmente, como um sistema aberto devido à entrada e saída de elementos que a constituem. Este sistema está dividido em subsistemas de forma a alcançar eficazmente os objetivos da empresa, dos quais se podem enumerar, por exemplo, a parte financeira, social, comercial, operacional ou mesmo a administração da empresa. Normalmente, numa empresa as mesmas pessoas não costumam cumprir as tarefas enumeradas anteriormente e é por isso que existem vários grupos de trabalho que firmam estes subsistemas independentes, uma vez que caso algum deles falhe, a continuação da empresa é posta em causa.
Seguidamente, estão enunciados os subsistemas de uma empresa e os respetivos significados:
O subsistema social dirige o recrutamento e gestão de pessoas promovendo o bom relacionamento entre os trabalhadores.
O subsistema financeiro é o responsável pela administração de recursos, fazendo o controle dos investimentos, financiamento, entre outros.
O subsistema administrativo é responsável pelo planeamento, gestão, coordenação, fiscalização dos restantes setores e pela alianças com outras empresas.
O subsistema comercial responsabiliza-se pela compra e a venda, criação de estratégias de marketing, pesquisa das necessidades dos clientes e pela captação de novos clientes.
O subsistema operacional são os "músculos" da empresa, pois é este subsistema encarregado pela produção do stock da empresa.
Para este sistema ser bem sucedido estes subsistemas devem estar em conformidade entre eles, de forma a que seja atingido o objetivo. Por exemplo, se uma empresa que produz e vende produtos estiver com o setor da produção a não produzir ou a não produzir devidamente, os restantes setores serão afetados pelo mau funcionamento do setor da produção, uma vez que fará a venda de produtos reduzir. As propriedades que um sistema se deve regulamentar passam pela interação com o exterior, auto-regulação, a constante adaptação, o feedback seja ele positivo ou negativo como motor para evolução da empresa. Caso não se verifique esta coordenação dos subsistemas o sistema tende a se tornar fechado, desorganizado e com tendência a cair ao longo do tempo (entropia negativa).
É possível concluir então que uma empresa está dividida em vários subsistemas para tentar dividir, maioritariamente, a idealização da concretização. Ou seja, é necessário que num primeiro sistema seja pensado e idealizado o produto que se pretende desenvolver para ser concretizado por outro subsistema, tendo sempre presente o bom funcionamento de todos os subsistemas principais.
Exige-se então que todos os subsistemas estejam interligados para se atingir um produto final tal como acontece com um sistema, onde tudo precisa de estar em equilíbrio para funcionar na perfeição.
Fig.1 - Representação dos subsistemas
Contorno Vanguarda vista como um sistema
O pavilhão desta empresa, apresentado virtualmente, está dividido em diferentes secções, pintura, soldadura e corte. Ao longo da visita virtual foram-nos mostrados equipamentos agrícolas, entre outros, onde se destacou o projeto de bate-estacas. O setor operacional desta empresa é constituído pelo corte, soldadura e pintura. Em relação ao setor comercial/operacional ela tenta estar sempre atualizada em relação às normas e tenta desenvolver projetos inovadores, "pensar fora da caixa", que podem revolucionar de certa forma uma parte da indústria para onde trabalham. No que toca ao meio envolvente a empresa tenta ser a mais amiga do ambiente, colocando num lugar específico os pedaços de matéria que sobram para ir para a reciclagem e guardam os óleos para o dia da recolha, não os deitando fora diretamente e prejudicando o meio ambiente. Na parte setor comercial a empresa tenta colaborar com os cliente, customizando o produto de forma a satisfazer as necessidades do mesmo. O Engenheiro Nunes referiu que a nível do mercado nacional as necessidades variam muito, no caso da agricultura, os solos e extensão dos terrenos são distintos ao longo do país e deste modo procuram a personalização dos equipamentos agrícolas. Esta empresa distingue-se ao tentar criar novos produtos com o feedback dos clientes, o que é importante num sistema, por exemplo, uma inovação referida na apanha da maçã que consiste na montagem de corrente no reboque para transportar o palote, ou a niveladora de terrenos integrada com GPS e lazer. No que toca ao relacionamento com outras empresas, a empresa cria algumas alianças, nomeadamente em alguns projetos que considera convenientes.
A empresa "Contorno Vanguarda" é vista como um sistema onde podemos distinguir os vários subsistemas referidos anteriormente, agindo todos em conformidade entre si de modo a atingir o sucesso da empresa.
Para a realização deste artigo, elaboramos sub-questões relativas à questão principal. Definimos o conceito de sistema e em que medida uma empresa se pode enquadrar neste conceito. Definimos as propriedades de um sistema e os seus subsistemas. Elaboramos perguntas em grupo para a visita guiada e, finalmente, respondemos à questão principal aplicada à empresa metalomecânica. Link do jamboard:
https://jamboard.google.com/d/1-7qn8k4LQlfcLgRHiNZgrPA5a15ZDK0kAOn-XbTt_Y8/edit?usp=sharing
Bibliografia:
[2] O conceito de sistema, data de visualização: 08/03/2021
[3] Gestão Empresarial, data de visualização 15/03/2021
[4] Sebenta de Elementos de Gestão, data de visualização 15/03/2021
[5] business-systems-that-will-automate-and-streamline-business, data de visualização 15/03/2021
[6] link da imagem: Caixa de Comprimidos Follow Your Passion - Acessórios, data de visualização 08/03/2021
Comentários
Enviar um comentário