Mariana Santos

Secção 1 - A empresa abordada como um sistema

Nesta secção, entendi a importância de elaborar boas questões assim como aprendi estratégias para um bom questionamento. A interrogação pelo mundo é uma característica muito comum a todos, pelo que saber formular boas questões tem uma grande relevância. Devemos ser pensadores críticos/competentes. Outro aspeto transversal que aprendi nesta secção foi a importância de uma boa pesquisa e como a fazer. Na internet somos confrontados com diversos sites, no entanto, nem tudo é fidedigno. Desta forma devemos avaliar as fontes e verificar a credibilidade das informações. Sendo esta a primeira secção desenvolvida, nesta fase tive pela primeira vez contacto com plataformas nunca antes utilizadas, como o padlet, jamboard, blogger, apesar da dificuldade inicial, já me sinto familiarizada com elas. O blog é onde não me sinto 100% à vontade, relativamente à publicação de mensagens e das páginas. Estes conhecimentos referidos são competências transversais, que me irão acompanhar ao longo da vida dada a sua relevância. Os critérios de lógica, imparcialidade, clareza, rigor, relevância e profundidade estiveram presentes durante toda a formação da secção.

Posto isto, compreendi como uma empresa pode ser vista como um sistema, como o sistema funciona e como pode ser representado. Na visita virtual à empresa metalomecânica entendi como essa pode ser vista como um sistema e como funciona. Em particular, para aprender a fazer um bom questionamento, li um artigo sobre a indústria 4.0 e denotei que este tema, na empresa visitada, está muito percetível.

O planejamento do trabalho foi um pequeno problema a nível de grupo e não individual. Senti que se perdeu algum tempo precioso a trabalhar em esforço e não a trabalhar de forma eficiente e inteligente. Na próxima secção é expectável que tenhamos aprendido com os erros. 

Relativamente à aprendizagem colaborativa senti uma desorientação a princípio, contudo ao longo dos trabalhos de casa fui me acostumando e progredindo. A relação interpessoal com o grupo foi prosperando e senti que superei as minhas expectativas, sendo uma pessoa bastante reservada, nesta secção nunca hesitei em partilhar as minhas ideias e as minhas pesquisas com o grupo. Apesar de todo o trabalho ter sido feito em conjunto, nesta secção criei o blog e personalizei-o, elaborei a mensagem de boas vindas, publiquei a mensagem da empresa como sistema e elaborei em conjunto com os meus colegas a mensagem da empresa como sistema e também a empresa metalomecânica como sistema assim como as questões subjacentes à questão principal. Dependendo dos papéis colaborativos, em alguns sinto-me mais familiarizada como exemplo orientadora do trabalho, contudo a chave sempre foi a superação pessoal. Refletindo sobre o grupo, conseguimos nos entreajudar e ultrapassar as nossas divergências. Por fim, acredito que o processo de aprendizagem de forma colaborativo utilizado traz um grande benéfice apesar das dificuldades referidas anteriormente, pois sinto que aprendi de forma muito proativa, questionando-me constantemente e pesquisando informações credíveis e rigorosas. 

Em suma, ao longo desta secção absorvi novos conhecimentos úteis, interessantes, que me enriquecem também enquanto pessoa.




Secção 2: Evolução económica e social da industria farmacêutica

Nesta secção consegui entender a evolução da indústria farmacêutica a nível económico e social. Alarguei os meus conhecimentos relativamente aos termos económicos. Aprendi a interpretar melhor gráficos e como analisá-los. As competências digitais que adquiri, foi a pesquisa de informação fidedigna, a pesquisa de estatísticas e a utilização dos filtros. Também o conhecimento de novos sites que contêm documentos fiáveis e a criação e edição de gráficos.

Nesta segunda secção considerei que o trabalho colaborativo aconteceu de forma fluída, quer isto dizer, que foi mais fácil o planeamento de trabalho e divisão de tarefas. Considero que aprendemos com a secção 1 a ultrapassar esta dificuldade. Como conseguimos dividir as tarefas de forma mais eficaz, consigo definir de modo mais fácil aquilo que realizei. Como exemplo, realizei e formulei a análise de estatísticas a nível de investimentos e dívidas, trouxe gráficos e sites com estatísticas para a secção e escrevi relativamente às forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da indústria farmacêutica.

A nível individual, senti uma melhoria na realização de boas perguntas. A nível das estatísticas senti alguma dificuldade a encontrar a informação para a indústria farmacêutica em específico, no entanto consegui encontrar. A nível de e interpretação e análise não senti tantas dificuldades. Por fim, conheci novos conceitos que considero bastante importantes.


Secção 4 - Desafios ambientais na indústria farmacêutica e como as empresas o estão a enfrentar

Nesta secção aprendi esta secção entendi os desafios da indústria farmacêutica, o ciclo de vida dos medicamentos, o conceito de obsolescência programada: os prós e contras, a forma como as indústria diminuem o seu impacto ambiental, e novas estratégias para melhorar o sistema de gestão ambiental.

Relativamente a competências, houve a necessidade de analisar um artigo e explicitar sobre o mesmo, deste modo não só entendi os desafios da indústria como também pratiquei a análise de artigos.

Para esta secção houve a necessidade de gerar boas perguntas, contactar com mapas conceptuais, análise de artigos e análise do ciclo de vida de medicamentos. Senti que foi um processo de aprendizagem positivo.

Relativamente ao trabalho em grupo, como houve um trabalho individual bastante completo, o trabalho colaborativo ficou mais fácil na medida em que foi reunir a informação de cada membro e melhorar a mesma.


Secção 5 - Gestão recursos humanos

Nesta secção entendi os desafios da indústria farmacêutica, o ciclo de vida dos medicamentos, o conceito de obsolecência programada: os prós e contras, a forma como as indústria diminuem o seu impacto ambiental, e novas estratégias para melhorar o sistema de gestão ambiental.

Relativamente a competências, houve a necessidade de analisar um artigo e explicitar sobre o mesmo, deste modo não só entendi os desafios da indústria como também pratiquei a análise de artigos.

Para esta secção houve a necessidade de gerar boas perguntas, contactar com mapas conceptuais, análise de artigos e análise do ciclo de vida de medicamentos. Senti que foi um processo de aprendizagem positivo.

Relativamente ao trabalho em grupo, como houve um trabalho individual bastante completo, o trabalho colaborativo ficou mais fácil na medida em que foi reunir a informação de cada membro e melhorar a mesma.


Secção 3 - Gestão produção

Nesta secção 3 achei interessante aprender sobre os conceitos inerentes à gestão de produção e a forma como estes são inseridos. Através da palestra da Super Bock e da Continental entendi de que forma estes conceitos se aplicam na prática e a sua contextualização com a indústria 4.0. Sinto que a cada secção consigo me tornar mais eficiente a pesquisar informações fiáveis e a elaborar mapas conceptuais. O processo de aprendizagem penso que foi bastante gradual e intuitivo devido às palestras e aos grupos dos experts. Em relação ao trabalho colaborativo este tornou-se bastante interessante uma vez que todos já estávamos familiarizados com os conceitos de gestão de produção e a indústria 4.0, e desta forma conseguimos entender de que forma esses conceitos estão patentes na indústria farmacêutica.





Comentários

Mensagens populares